Alfa Romeo revela Giulia Veloce antes de Paris

A Alfa Romeo anunciou esta terça-feira que levará uma nova versão do Giulia ao Salão Automóvel de Paris.

Denominado Giulia Veloce, este Alfa Romeo recupera a inscrição "Veloce", um nome glorioso e que nos remete de imediato para a tradição da Alfa Romeo. Surgiu em 1956, no Giulietta, e desde então serve para identificar versões mais desportivas da Alfa Romeo. Esta versão fica logo abaixo do "extremo" Quadrifoglio, que continuará a ser o topo de gama, com 510 cv de potência. Ainda assim este Veloce tem alguns trunfos na manga, a começar pela tracção integral "Q4", que apesar de representar um aumento de peso na ordem dos 60 kg, oferece benefícios claros no que toca à condução.

Este sistema é capaz de distribuir a potência do motor de forma variável entre os dois eixos, de acordo com as necessidades e o nível de aderência. Em condições normais funciona com tracção traseira, mas consegue derivar até 60 por cento da potência ao eixo dianteiro em tempo real.

Mas esta não é a única novidade do Giulia Veloce, uma vez que oferece duas motorizações inéditas. O bloco mais potente, a gasolina, será o novo 2.0 MultiAir Turbo de quatro cilindros com 280 cv de potência e um binário máximo de 400 Nm. Mas também haverá uma proposta diesel, que passa por um bloco 2.2 MultiJet que debita 210 cv e 470 Nm de binário máximo. Ambos os motores foram fabricados integralmente em alumínio e serão combinados com uma nova caixa de velocidades automática de oito velocidades.

O Giulia Veloce distingue-se ainda pelo interior desportivo mais vincado, sendo que para isso contribui o novo difusor traseiro, a dupla saída de escape e o pára-choques dianteiro específico. O "look" exterior só fica completo com as jantes de 19 polegadas visíveis nas imagens acima, contudo, saiba que são um opcional pago.

No interior, os assentos desportivos fazem-se notar, bem como vários apontamentos em alumínio, que destacam ainda mais a veia desportiva deste Veloce. Além do habitual selector "Alfa DNA", este Giulia contará ainda com inúmeras ajudas à condução electrónicas, sendo que a peça central do habitáculo é um ecrã de 6,5 polegadas, que funciona como terminal multimédia e suporta as mais recentes opções de conectividade.

Apesar de ainda não serem conhecidos os preços desta versão, sabe-se que o Giulia Veloce estará disponível no mercado nacional sob encomenda.


Em destaque